Ansible
Utilize em seu ambiente as melhorestecnologias de automatização, com a
segurança e a liberdade do open source.
O que é?
É uma ferramenta open source de automatização e gerenciamento de configuração, com ela é possível fazer de maneira simples e segura o deploy de aplicações, provisionamento de servidores, automatização de tarefas e realizar atualização em vários sistemas de zero downtime. Em vez de criar scripts para cada servidor, o Ansible oferece a criação de playbooks que são arquivos no formato YAML com as tarefas que serão executadas nos servidores. Ele trabalha com “agentless”, o que significa que não é necessário a instalação de agentes nos servidores gerenciados.

Como funciona?
Existem dois tipos de máquinas na arquitetura Ansible: o node de controle e os hosts (servidores) gerenciados. O Ansible é instalado no node de controle e todos os seus componentes são mantidos nele. Os hosts gerenciados são armazenados em um arquivo de inventário com uma lista de nomes de host ou endereços IP. O Ansible utiliza uma conexão SSH como ferramenta de transporte para se comunicar com os hosts gerenciados. Os módulos referenciados no playbook são copiados para esses hosts. Em seguida, eles são executados, em ordem, com os argumentos especificados no playbook. Usuários Ansible podem escrever seus próprios módulos personalizados, se necessário, mas os módulos principais que vêm com Ansible podem realizar a maioria das tarefas de administração do sistema.

Por que Ansible?
Ansible é um componente central no gerenciamento e automação da infraestrutura moderna porque remove a complexidade que limita a produtividade. No dia a dia de grandes e médias empreas, que exigem a entrega de melhores produtos e de forma mais rápida. Ansible torna isso possível por:
- Provisiona ambientes completos em poucos minutos
- Automatiza tarefas repetitivas para reduzir custos e aumentar a velocidade de tempo de desenvolvimento
- Integra operações de implantação e pós-implantação com gerenciamento de serviços de TI.
Primeiros Passos
Para o primeiro contato com o Ansible, a documentação do oficial é uma ótima fonte, pois é estruturada sequencialmente como um livro, explicando cada componente em ordem didática para facilitar sua experiência com a tecnologia.