OpenShift
Utilize em seu ambiente as melhorestecnologias de automatização, com a
segurança e a liberdade do open source.
O que é?
O Red Hat OpenShift é uma plataforma de aplicativos em containers que oferece as tecnologias Docker e Kubernetes para as empresas. Independentemente da sua arquitetura de aplicativos, o OpenShift permite criar, desenvolver e implantar seus aplicativos de forma simples, rápida e em praticamente qualquer infraestrutura, seja ela pública ou privada.
OpenShift Origin é o projeto OpenSource da comunidade que fornece a base para o Red Hat Openshift e possui um gerenciamento completo do ciclo de vida da aplicação e diversas ferramentas DevOps.
Por que utilizar o OpenShift Origin?
O Kubernetes e o Docker, as tecnologias bases para o OpenShift Origin são extremamente confiáveis e renomadas e sozinhos já são tecnologias poderosas. O Docker, através de diversas tecnologias do kernel Linux, inovou e simplificou a criação de containers em 2013. O Kubernetes, projeto criado e utilizado pelo Google, atualmente ajuda a gerenciar e provisionar cerca de 7.000 containers por segundo dentro da empresa, todos os dias.
A partir dessas duas tecnologias foi criado o OpenShift Origin, projeto que facilita a criação de novos containers e faz gerência completa do ciclo de vida das aplicações.
Processo Source to Image (S2I)
O OpenShift Origin possui um processo chamado de S2I que automatiza todas tarefas de build de novos containers. É um processo integrado à algum SCM (Source Control Management), onde o Origin busca o código, faz a build da imagem do container e cria o número de containers necessário. Essa tecnologia torna mais simples a implementação de Continuous Integration e Continuous Delivery pelos times de desenvolvimento.
Na imagem abaixo, o código é buscado no Git (o SCM escolhido), compilado e deployado no formato de containers:

Características
- Orquestrado via Kubernetes: Desenvolvido e utilizado pelo Google.
- Automatização: Builds, deployments, auto scaling e monitoramento
- Storage para Containers: Permite o provisionamento de aplicações statefull.
- Multi Tenancy: Plataforma de containers para múltiplos projetos, facilitando a gerencia das equipes e quotas.
- Suporte à multiplas linguagens: Java, Python, Javascript, Ruby, .Net, entre outras...
- Self Service: Desenvolvedores podem criar suas aplicações sob demanda.
Primeiros passos
O projeto fornece uma imagem instalada com o OpenShift onde é possível testar a maioria das características, inclusive o processo Source-to-Image. A imagem se chama Minishift e pode ser executada na grande maioria dos hypervisors conhecidos.
O download e documentação de como instalar a VM pode ser encontrado aqui: https://docs.openshift.org/latest/minishift/getting-started/installing.html
Se desejar, fale com um de nossos especialistas para entender como a Cloud Labs pode lhe ajudar a implementar o OpenShift Origin.