Docker
Isolamento e flexibilidade para as suas aplicações em nuvem com a tecnologia de containers.O que é?
Docker é uma plataforma open source utilizada para gerenciamento de ambientes isolados, dispostos em um servidor.
Através da metodologia de criação de containers, o sistema possibilita a construção de ambientes específicos para armazenar e distribuir dados de diversas aplicações.
Com o Docker, é possível utilizar apenas uma máquina e realizar os testes de várias aplicações sem que haja conflitos, pois cada container possui uma função e sua respectiva responsabilidade.
Cada container criado com o Docker possui suas próprias características e evita que o ambiente interno seja afetado ou danificado por mudanças ou alterações em outras aplicações.
Docker é o recurso perfeito para assegurar a flexibilidade no caso de mudanças de ambiente, testes, migração de servidor, etc.
Como funciona?
Docker é semelhante a uma máquina virtual, porém não é uma máquina virtual. A sua grande vantagem é a maior portabilidade e eficiência. Cada container é criado para exercer uma única função, evitando com isso que os processos se misturem, pois realizar uma ação em um processo poderá afetar os que estão no mesmo ambiente.
Por exemplo, se a responsabilidade de um container é rodar PHP, ao realizar testes, somente este container será afetado. Esse isolamento criado pelo Docker nos permite migrar, copiar ou implementar ambientes de trabalho com facilidade, garantindo o melhor desempenho para as aplicações baseadas em nuvem.
Por que utilizar Docker?
O Docker leva apenas 3 segundos como tempo médio de inicialização. Uma VM tradicional, que simula hardware e software, pode levar até 1 minuto para iniciar.
Além disso, qualquer empresa que já tenha realizado virtualização e que deseja melhorar o desempenho dos seus recursos de infraestrutura pode utilizar o Docker.
Atualmente, grandes empresas como Nubank, Copel, Méliuz, já são usuárias desse serviço, além de laboratórios de pesquisas, empresas privadas e inúmeras startups.
Outro grande destaque de uso dos containers está na menor exigência de recursos computacionais para realizar funções.
Um container criado com Docker exige menos do servidor físico que uma máquina virtual o que permite que mais containers sejam executados. Confira alguns indicadores:
- 80% das empresas realizam seu planejamento de DevOps baseando-se em Docker;
- 41% utilizam Docker para melhorar a portabilidade das aplicações;
- 90% possuem Docker ao menos no ambiente de desenvolvimento.
Quais as vantagens do Docker?
3 segundos. Esse é o tempo médio de inicialização de um container com Docker!
Uma VM tradicional, que simula hardware e software, pode levar até 1 minuto para iniciar.
O grande destaque de uso dos containers está na menor exigência de recursos computacionais para realizar funções.
Um container criado com Docker exige menos do servidor físico que uma máquina virtual o que permite que mais containers sejam executados.
Primeiros Passos:
Docker facilita a modularização do ambiente de forma segura, eficiente e ágil, o que a torna um recurso indispensável para uma operação consistente em nuvem.
Para o primeiro contato com o Docker a documentação do oficial é uma ótima fonte, pois é estruturada sequencialmente como um livro, explicando cada componente em ordem didática para facilitar sua experiência com a tecnologia.