Kubernetes
Implantação e escala de aplicações em containers. Gerencie suas cargas de trabalho de forma ágil e simples.O que é?
Kubernetes (K8s) é um sistema de orquestração de containers open source projetado pelo Google e que já está no mercado desde 2014.
Seu principal papel é coordenar e monitorar, especialmente quando as aplicações se multiplicam, abrangendo centenas e milhares de containers.
Por sua alta capacidade de gerenciamento e orquestração, geralmente ela é usada em conjunto com outra aplicação, como o Docker que é o sistema que constrói, armazena e operacionaliza os containers.
Como funciona?
Para deixar ainda mais clara a importância do Kubernetes, veja como ele é fundamental para o gerenciamento de containers, pois sua capacidade abrange:
- Alocação dos containers nos servidores corretos (scheduling);
- Gerenciamento o cluster de servidores;
- Provisionamento hosts adicionais;
- Verificação de integridade e auto recuperação de containers;
- Abstração do ambiente caótico e simplifica a gerência do cluster.
Por que utilizar o Kubernetes?
Como mencionamos, além de construir os containers é importante gerenciar e monitorá-los, e essa é uma função que o Kubernetes irá cumprir.
Geralmente, ele é o passo seguinte a utilização de uma ferramenta como o Docker, por exemplo, pois a criação de inúmeros containers exigirá ordenação, organização e método para dar mais visibilidade e clareza às operações que estão sendo realizadas nestes containers.
Assim, o Kubernetes permite a automatização da implementação, rollouts, load balance, escala e storage, além de ser suportado pela maioria dos provedores de cloud.
Primeiros Passos:
Caso você queira aprender mais sobre kubernetes antes de usá-lo na sua estratégia de migração Cloud veja a documentação oficial aqui.
Você também pode experimentar este tutorial interativo.
Ou fale com um de nossos especialistas para entender melhor como podemos ajudar a implementar o Kubernetes na sua nuvem.