OpenStack
Gerencie sua nuvem em uma plataforma open source de alta conformidade e performance superior.O que é?
O OpenStack é uma plataforma open source que usa recursos virtuais agrupados para criar e gerenciar nuvens públicas e privadas e está no mercado desde 2010.
Com o sistema, é possível implementar e gerenciar a infraestrutura como um serviço (IaaS) na nuvem. Ou seja, o OpenStack é um substituto para infraestrutura tradicional de TI, como roteadores, servidores, cabos, hardwares, etc. realizando essas funções dentro da sua nuvem.
As ferramentas que abrangem a plataforma OpenStack, chamadas de "projetos" trabalham com os serviços essenciais de cloud computing: computação, rede, armazenamento, identidade e imagem.
Como funciona?
O OpenStack entrega soluções inovadoras e ágeis, pois permite personalizar todo o programa e os ambientes de nuvem inseridos nele. Com isso, é possível criar uma série de comandos conhecidos como scripts. Esses scripts são reunidos em pacotes chamados projetos que direcionam as tarefas em ambientes de cloud privadas ou públicas.
Também é possível criar uma ferramenta conectável à API do OpenStack e gerenciar um ambiente com VMs (Virtual Machines), roteadores, redes, bancos de dados e firewalls de forma descomplicada.
Outra vantagem é que não há necessidade de acionar outras áreas para realizar essas ações, como por exemplo abrir chamados para que uma área de Infraestrutura adicione um provedor ou outros recursos. Várias tarefas podem ser executadas direto em uma interface web simples, administrada pelo usuário do sistema que não tem necessidade de saber qual cluster ou máquina física irá executar tais comandos, por exemplo.
Assim, ganha-se agilidade para realizar e manipular sistemas mais complexos, pois o próprio time de desenvolvedores pode implementar diversos controles conforme as demandas do momento, bastando para isso executar comandos intuitivos e simples.
Por que utilizar o OpenStack?
O OpenStack não apenas substitui as funções da infraestrutura tradicional, pois é mais que isso, ele age também como um sistema operacional que gerencia todos os componentes e os permite funcionar de maneira coordenada.
Com a virtualização, o OpenStack usa um conjunto consistente de interfaces de programação de aplicações (APIs) para abstrair ainda mais esses recursos virtuais e transformá-los em pools distintos.
Entre as principais vantagens de uso do OpenStack estão:
- Agilidade: Download e upload ocorrem de forma mais rápida, pois os processos estão integrados e pré-configurados;
- Acessibilidade: Download e upload ocorrem de forma mais rápida, pois os processos estão integrados e pré-configurados;
- Segurança: Com o OpenStack é possível criar políticas de segurança e delimitar níveis de acesso para usuários, senhas, firewall etc. e assim, garantir a integridade das informações que trafegam na nuvem.
Primeiros passos
A Fundação OpenStack e seus patrocinadores oferecem uma versão gratuita para testar suas aplicações em uma instalação funcional do OpenStack,acesse aqui.
Se quiser realizar uma POC (Proof-of-Concept) internamente, sugerimos utilizar o projeto RDO.
O RDO é uma comunidade de pessoas utilizando e instalando o OpenStack no CentOS, Fedora e Red Hat Enterprise Linux, clique aqui.
A Cloud Labs é uma empresa brasileira que colabora ativamente no projeto do OpenStack. Se desejar, podemos ajudá-lo na implantação inicial de sua nuvem privada.